quarta-feira, 27 de abril de 2011

Z de Zarpar (Zuarte)

Ás vezes uso jaqueta de brim com jeans. Algumas pessoas perguntam por que uso smoking canadense, outras por que uso smoking mexicano. É engraçado porque brim é classicamente americano. A confusão vem do fato de que mundo está coberto de brim atualmente.

Essa é a realidade de morar num pais com cultura praticamente onipresente graças à globalização e o poder nacional. Há gente que diz americano não tem cultura, mas provavelmente escuta as bandas americanas e conhece os nossos filmes. Ainda, num sentido, tem razão. Se a cultura cobra ao mundo, se torna como algo nublado no fundo. Se torna como uma tela quando outras culturas aparecem em cores vividas e distintas. Eu lembro quando vi um Mcdonalds em Madrid num edifício muito antigo e legal. Inicialmente, senti conforto, porém, rapidamente, receio. Um Mcdonalds, no centro desta cidade tão elegante e digna, num edifício gotejando historia e possivelmente mais antigo que o meu país? Na mesma viagem acompanhei um amigo espanhol a um filme americano. Foi horrível. Claro, eu gosto de muitos aspetos culturais do meu país: a comida (especialmente do sul), o Rock & Roll, a mescla étnica, a individualidade feroz, mas às vezes , quando viajo, eu penso num tópico sobre o qual já escrevi: a fronteira. Onde encontraria agora?

2 comentários:

  1. Taylor,

    Não consigo imaginar a clássica "jaqueta jeans" como sendo originalmente de outra cultura, que não a americana. Já foi símbolo de rebeldia e acredito que ainda seja em certa medida, como que resistente aos modismos, apesar do visual anos 80!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com você, mas é estranho que dentro da cultura americana a associação com a "jaqueta jeans" é canadense, né? É por isso que me parece um símbolo interessante de globalização e a dissolução da cultura americana.

    ResponderExcluir