segunda-feira, 18 de abril de 2011

U de Universidade

A universidade moderna é um centro da turbilhão de nossa sociedade- portão de sucesso, centro de fomentação intelectual ou política, oportunidade para hedonismo extremo para muitos. Para os que podem pagar é o barco que traz meninos à vida de adulto na maneira preferida, e isso não é algo muito simples.

No passado, só era para gente aristocrática ou real; atualmente, é também o domínio da gente real. É lá que pessoas na realidade podem tentar agarrar os ramos ventosos da realeza. Isso é algo muito frustrante. Antes, os estudantes, geralmente muito ricos, pretendiam tornar-se eruditos e respeitáveis. Agora o propósito é, basicamente, a encontrar trabalho. Para pessoas como eu que têm encontrado uma relação inversa entre os sujeitos interessantes e os que conduzem a carreiras lucrativas e seguras, isso é receita para decisões penosas. O conflito entre dinheiro e interesses é especialmente acentuado nas universidades americanas porque são tão caros: é necessário encontrar algo que paga bem para escapar a dívida ou a ira dos fundadores da educação.

Então, é uma ironia terrível ficar paralisado pela sombra do homem erudito e aristocrático, quando ele não tinha que pensar na maneira em que seus estudos seriam quantificados. É gostoso imaginar que a seguir as paixões é honorável, mas as vezes tenho o sentimento rastejante que eu ando sem direção, lamentando quem me dera que eu fosse aristocrata...

Nenhum comentário:

Postar um comentário