segunda-feira, 14 de março de 2011

N de Nirvana

Considerando tudo frustrado que eu escrevi sobre a hipocrisia de Boulder e o Colorado, devo mencionar algo ótimo que temos aqui. No meio do inverno, com todas as plantas mortas e uma acumulação de sujeira cobrindo o mundo, a neve pode parecer algo irritante e inútil. Mas é impossível, ainda assim, não gostar de algo tão importante à criança.

O dia de neve é um fantasma benévolo que domina as imaginações de todos os americanos jovens da parte norte do país. Na noite antes duma nevasca antecipada, todo jovem batia papo sobre isso, e com cada palavra a tormenta que vinha se tornava maior, mais perigosa e certa de paralisar a infraestrutura da cidade desastrosamente. Na manhã seguinte olhávamos para a televisão com concentração incrível, lendo a lista no fundo da tela de distritos de escolas fechadas.

O quintal, no começo de um dia de neve, nos convidava como tela branca que tivesse sido coberta em fortalezas, anjos (ou demônios) de neve, cicatrizes onde passaram as bolas gigantescas de boneco de neve, e as pegas das batalhas de bolas de neve e sincelos para espadas (eles geralmente só podiam ter função cerimonial, claro.)

Agora, na faculdade, as classes não são canceladas quando temos pés de neve, -15 °F e vento desumano, mas ainda tenho uma alegria selvagem de ver nosso mundo consumido pela neve.

Um comentário:

  1. Não sei se você sabia, mas aqui em Houston tivemos um dia de neve (porque o dia anterior disse que tinha 70% chance) e nunca chegou. Fiquei arruinada. Passei a maioria da minha vida aqui, sem neve, mas por alguns anos minha família sempre foi para o Colorado para esquiar. Além disso, eu nasci na Holanda e minhas lembranças maiores são de Aberdeen, na Escócia. Por isso, eu sempre vou ter um lugar especial para a neve no meu coração. É algo mágico.

    ;]

    ResponderExcluir