sábado, 12 de março de 2011

M de Misturar

É uma experiência muito estranha mudar duma metrópole cheia de diversidade incrível para uma cidade cheia da gente rica branca que não pode fechar seu papo sobre a diversidade. É um absurdo, especialmente porque as mesmas pessoas que gostam de trombetear suas mentes abertas têm inclinação de pronunciar seu ódio do Sul-Americano e tudo que representa. Acho que é uma maneira de reconciliar a frustração com a estado deste pais com uma falta de habilidade de aceitar nenhuma semelhança de culpa. É assim que pode ver gente aqui fazendo estereótipos do sul-americano que sempre tem cuidado de não fazer sobre os outros países ou regiões. Claro eu sou fazendo a mesma coisa agora, e não é como tudo mundo aqui é exatamente assim, mais eu tenho me tornado chocado nas minhas aulas da natureza difundida desta perspectiva.

Houston é uma cidade de petróleo e então atraí gente de todo lugar- árabes, chineses e outra gente oriental, índios, europeus, africanos, latino-americanos. A posição entre o sul tradicional e o sul - ocidental significa que tem negros descendentes dos escravos e também gente hispânica que morava lá antes ou vem como imigrantes. Então, é uma cidade onde muita gente pode mesclar. Inicialmente quando foi a universidade lá eu tinha pretensão de ser aclimatado á diversidade. Embora não é tão simples- os filhos de doutores, advogados e engenheiros têm oportunidade de mesclar, mas ainda com poucas exceções os ricos e os pobres não. Houston é especialmente interessante porque é uma cidade com obsessão de dirigir e é então a gente sem carros pode ficar muito asilada. Está situação é exacerbada pela falta de leis de zonear: é possível construir qualquer coisa em qualquer lugar. Eu fiquei chocado quando me di conta de que uma vizinhança muito pobre ficasse muito perto de Rice, que é cercada por uma vizinhança riquíssima.

Diversidade num mundo de shoppings e gasolina

http://www.vbs.tv/watch/music-world/screwed-in-houston

Nenhum comentário:

Postar um comentário