sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A de Adulto?

Nosso sistema de números nos dá a inclinação de dividir ou agrupar quase tudo em grupos de dez, especialmente os anos. As décadas, e os séculos também têm um caráter coerente na nossa imaginação e perspectiva da história. Para um americano, os anos quarenta ou cinqüenta ou sessenta ou setenta conjuram imagens vívidas e distintas. É assim com as décadas da vida. A primeira, infância; a segunda, adolescência; e depois os primeiros dez anos de ser adulto. Legalmente, uma pessoa é adulto quando tem dezoito anos, mas ainda é “teenager” também. (O português não pode ter uma tradução exata porque é resultado dum padrão idiomático da língua inglesa.)

Eu tenho vinte anos. Os meus interesses, amigos, objetivos são mais ou menos os mesmos de quando eu tinha dezenove anos. Ainda, à idéia de embarcar numa década nova é impossível escapar- é arbitrária, mas existe. Ás vezes, de manhã, eu me pergunto se vinte anos é demais para usar os Levis cobertos em rasgões que eram meus jeans favoritos, ou se um álbum de que eu gosto muito é sô para adolescentes. São perguntas estúpidas, reflexões duma concepção arbitrária de tempo ou das fases de passagem da vida, mas ainda estão aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário