sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

C de Colorado

Numa viagem que eu fiz recentemente, muitas pessoas me lembraram de percepção comum do meu estado- um tipo de paraíso turístico completamente coberto de montanhas. Eu não me considero muito bem viajado, mas sempre estou chocado pelas perspectivas estranhas dos americanos sobre outros estados. Um amigo no Texas me disse que imaginava que minha casa estivesse situada no cume duma montanha, e muitas pessoas me perguntaram se Colorado está sempre coberto de neve. As concepções erradas nesta direção no só vão- a gente de Colorado pensa que o Texas é completamente deserto como um filme do oeste antigo. Uma menina de Nova Iorque ficou surpresa que tem caminhos pavimentados lá. Também, acho que muita gente estaria chocada de dar-se conto de que a prefeita de Houston é uma lésbica. Nos filmes de “Star Wars,” todos os planetas são geograficamente uma coisa só- um de deserto, um de cidade, um de gelo, um de pântano, etc. É assim com nossos estados, nossa imaginação popular- é como uma tapeçaria de lugares distintos e monocromáticos.

Na realidade, o leste de Colorado é plano e árido, e as cidades são bagunças com fachadas de pedra falas nos edifícios novos: é muito longe da visão estereotípica de “cidadinha das montanhas.” O front range,” onde a maioria da população mora, está localizada nas planícies mas olhas às montanhas. A gente daqui, então, está um pouco deslocada porque sempre está com saudade das montanhas, onde o Colorado “real” existe. Eu não percebi isso ate morar em Houston, onde a gente não tem esta inquietude. Claro, eles gostam de usar botas do vaqueiro numa cidade gigantesca. É possível que eles sonham com cavalos no deserto.

Uma Banda de Vaqueiros de Houston

Nenhum comentário:

Postar um comentário